Vamos falar aqui sobre o que você pode fazer para se proteger dentro dos grupos , como a lei nos ampara em caso de vazamento de nudes e o que fazer se isso ocorrer:
Enviar nudes no grupo é uma das coisas que mais faz ele se movimentar e o que mais a galera curti na parte virtual do que o Kero+ proporciona , porém devemos ter um cuidado muito especial na hora de postar pois apesar dos administradores fazerem um árduo trabalho na filtragem e organização dos grupos , não há como garantirmos 100% de segurança na questão de vazamento de nudes , aliás no meio liberal não há ferramenta , aplicativo , site etc.. que lhe garanta 100% de segurança , pelo menos até agora não há , mesmo os maiores sites do meio como SexLog , Sexo Com café , Casal Real , não garantem segurança total se os usuários não se protegerem e seguirem uma conduta mínima de segurança ,vazamento podem ocorrer inclusive nestas plataformas tão famosas.
Para termos segurança dentro dos grupos é necessário que além do trabalho dos administradores ,que os membros tomem mínimas atitudes de segurança. Algumas pessoas perguntam ou questionam se o grupo Kero+ é seguro , ora ! ser seguro ou não depende do quanto você se expõe , por mais que os administradores , filtrem e coloquem as melhores pessoas do mundo em um grupo , não temos como garantir que não vai haver um vazamento pois não estamos na cabeça das pessoas. Se um membro por qualquer motivo ( vingança por algum desentendimento ou acidentalmente etc...) vazar as fotos de outro membro , não temos como impedir. Mas como se proteger então ?
É simples , não se exponham tanto , quando falo isso não tô dizendo para postar nudes , mas sim que analisem cada foto antes de postar no grupo , alguns cuidados bem básicos :
Enviar nudes no grupo é uma das coisas que mais faz ele se movimentar e o que mais a galera curti na parte virtual do que o Kero+ proporciona , porém devemos ter um cuidado muito especial na hora de postar pois apesar dos administradores fazerem um árduo trabalho na filtragem e organização dos grupos , não há como garantirmos 100% de segurança na questão de vazamento de nudes , aliás no meio liberal não há ferramenta , aplicativo , site etc.. que lhe garanta 100% de segurança , pelo menos até agora não há , mesmo os maiores sites do meio como SexLog , Sexo Com café , Casal Real , não garantem segurança total se os usuários não se protegerem e seguirem uma conduta mínima de segurança ,vazamento podem ocorrer inclusive nestas plataformas tão famosas.Para termos segurança dentro dos grupos é necessário que além do trabalho dos administradores ,que os membros tomem mínimas atitudes de segurança. Algumas pessoas perguntam ou questionam se o grupo Kero+ é seguro , ora ! ser seguro ou não depende do quanto você se expõe , por mais que os administradores , filtrem e coloquem as melhores pessoas do mundo em um grupo , não temos como garantir que não vai haver um vazamento pois não estamos na cabeça das pessoas. Se um membro por qualquer motivo ( vingança por algum desentendimento ou acidentalmente etc...) vazar as fotos de outro membro , não temos como impedir. Mas como se proteger então ?
É simples , não se exponham tanto , quando falo isso não tô dizendo para postar nudes , mas sim que analisem cada foto antes de postar no grupo , alguns cuidados bem básicos :
- A primeira é óbvia , não poste foto ou vídeo mostrando o rosto;
- Verifique se na foto aparece alguma marca de nascença sua , cicatriz ou tatuagem;
- Verifique o fundo da foto principalmente se tiver tirado ela dentro de casa , para ver se é possível identificar a sua casa ( através de objetos , roupas de cama , móvel etc..);
- O ideal é postar fotos em que apareça menos de 40% do corpo , de forma que fique mais difícil de identificar você.
Desta forma mesmo se alguém mal intencionado vazar suas fotos , você não irá se preocupar tanto pois será praticamente impossível te identificar.
No caso dos nudes a segurança dos grupos depende não somente a administração , mas sim dos membros , há uma limitação tecnológica atualmente em relação a isso independente da plataforma que você poste seu nude , ao menos hoje está assim , acredito que daqui a alguns anos poderemos ter ferramentas que nos permitirão um bloqueio automático caso uma foto for postada em um local indevido em que não tenha sido enviada pelo dono do arquivo, mas enquanto este dia não chega , depende cada um conseguirmos manter o grupo seguro ou não. Lembrando que estamos falando de aparecer o rosto em fotos intimas (nudes) , fotos normais inclusive as de apresentação ( foto normal do casal junto) deverão ser postadas normalmente até por que é uma regra dos grupos.
Abaixo colocarei um link de outra matéria daqui do site sobre segurança em grupos de Whatsapp e dicas que podem complementar as dicas acima citadas --> Tudo que você precisa saber para manter sua privacidade e segurança em nossos grupos
Agora vamos falar sobre a parte jurídica da questão.
Desde o mês de setembro de 2018 publicar, compartilhar, vender imagens e vídeos de sexo, nudez ou pornografia sem consentimento acabou de se tornar crime no Brasil. O presidente em exercício José Antonio Dias Toffoli, ministro do Superior Tribunal Federal, sancionou a lei numero 13.718 que torna crime a importunação sexual, que contempla essa nova regra.
Quem infringir a lei, seja por compartilhar na internet ou outros meios de comunicação, pode ter que cumprir pena de um a cinco anos de prisão. O mesmo vale para quem divulgar cenas de estupro.
E, caso o criminoso tenha tido (ou tenha) relações íntimas com a vítima, a pena pode ser ainda maior. A prática, conhecida como pornô de vingança, pode resultar em uma pena até dois terços maior, de acordo com a nova lei.
Tem também a Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737/2012) passou a assegurar às vítimas a possibilidade de o criminoso ser preso em caso de hackeamento de computador, celular e posterior vazamento de fotos e cenas constrangedoras para a vítima.
E o que fazer caso um vazamento ocorra ?
Caso tenha encontrado fotos/vídeos circulando por aí sem a sua autorização, a primeira coisa que você tem que fazer é salvar as imagens (pode ser prints de tela) e fazer um boletim de ocorrência imediatamente.
Dê o maior número possível de detalhes.
Em seguida, procure o site que está reproduzindo o conteúdo e solicite a retirada do ar. As redes sociais costumam ter filtros contra cenas que elas identificam como de cunho sexual.
De qualquer forma, se observar que a sua imagem está circulando por elas, é só solicitar também a remoção do conteúdo.
Se achar importante, procure um advogado para dar as orientações, principalmente se você deseja iniciar um processo contra a pessoa responsável pela divulgação das imagens.
Por Casal Kero+
Por Casal Kero+